Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Já a Seguir

23
Out17

"O que é que vais fazer?"

Manuel Reis

ACDN_depois.jpg

Muitas vezes me têm dito: «Fizeste e estás a fazer uma cena fixe com 'A Cabeça do Ned' [ACDN]. Está bem pensado, consegues público. Mas, e o que vais fazer depois disso? Afinal, a série vai estar parada durante mais de um ano e, quando regressar, é para a última temporada.»

 

Confesso que não sei. E tenho estado a pensar nisto. O que raio vou fazer a seguir, considerando que o "a seguir", na prática, já é "agora"?

 

Passaram-me várias ideias pela cabeça. Um podcast sobre séries, de uma forma geral? Fiz isso durante três anos no Podcast TVDependente [PTVD], em que durante cerca de 70 a 80 minutos, de duas em duas semanas, em que falávamos de várias séries. No entanto, o PTVD tinha um problema conceptual: Ao falarmos de várias séries por episódio, não conseguíamos chegar de forma consistente aos fãs de séries. Acabávamos por ter quatro tipos de ouvintes:

 

  • Os que acompanhavam tantas séries como nós e que subscreviam - a minoria, no universo de potenciais ouvintes;
  • Os que não acompanham tantas séries como nós, mas que ouvem tudo e subscrevem sem se importarem com spoilers;
  • Os que, não acompanhando tantas séries, subscrevem o podcast e saltam durante o episódio para as séries que lhes interessam;
  • Os que vêem menos séries e, ao encontrar um podcast que fala de tantas séries - algumas que podem não ver - não subscrevem porque, sejamos francos, não lhes interessa descarregar um podcast que não fale com maior regularidadade daquilo que eles querem ouvir.

 

E era neste último ponto que o PTVD empancava. Aliás, um dos motivos para a criação d' ACDN foi não apenas o tempo que Game of Thrones comeu de dois episódios que fizemos sobre a série. Em três temporadas, posso dizer que a ACDN não apenas escalou, já ultrapassou os números que o PTVD fazia. Falar de apenas uma série (que, num mercado de nicho, é em si só um tópico) acaba por ser melhor do que falar sobre várias séries.

 

"Então vais fazer podcasts sobre várias séries?" Não. Obviamente, não. Com ACDN, para além da hora/hora e poucos que demorava a gravar o áudio, o esforço semanal acabava por ser, no mínimo dos mínimos, de quatro horas, se tivermos em conta aquilo que rodeia directamente o episódio: Preparação (entenda-se, ver o episódio, tirar apontamentos, ler artigos relacionados), gravação, edição, publicação (inclui textos, criação das imagens, etc). Com o vídeo, esse tempo podia duplicar ou triplicar (caso existissem problemas - vão sempre existir problemas). Com as gravações ao vivo e com a montagem e desmontagem de material… É o dia todo nisto.

 

Isto não quer dizer que uma das vertentes disto não passe pelo podcasting. Vai passar. Um dos obstáculos d' ACDN era a urgência da publicação, a relevância instantânea que se perde ao longo da semana. Quanto mais intemporal é o tópico, menor é a urgência de publicação. No PTVD tenho um episódio em particular de que me orgulho muito, talvez seja esse o modelo que vou seguir, pelo menos para já.

 

E se fosse sobre cinema? Não vou tão regularmente ao cinema como gostaria. Existem muitos blogs de cinema por aí, vários deles mesmo muito bons. Se vou falar de cinema? Possivelmente. Mas não vejo como prioridade. No entanto, reconheço facilmente que é um formato mais acessível para a maioria do público: Um mercado bem menos fragmentado e com uma máquina de comunicação bem oleada.

 

Por isso, o que é que vem para aqui? Muito honestamente, e depois de alguns parágrafos em que estive a divagar e a arranjar motivos (que, diga-se, acredito serem perfeitamente justificáveis) para dizer o que não vou fazer, não faço puto de ideia. Para já, este post. Tenho um outro post preparado (sai às 20:00), e ideias apontadas. Dicas para organização blogueira aceitam-se.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D