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Já a Seguir

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10 séries para o primeiro trimestre de 2023

Apontem nos vossos calendários

Manuel Reis, 15.01.23

Enquanto não publico um top das minhas séries de 2022 (não sou fã de tops anuais, depois explicarei porquê), há uma lista de séries para ver. E o primeiro trimestre do ano (sim, só os primeiros 90 dias!) já nos dão um conjunto simpático de novas séries e regressos. De todas essas estreias, estão aqui as dez em relação às quais estou mais ansioso.

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Ninguém me tira da cabeça que o excesso de humidade que temos tido e o bolor que temos nas paredes e em todo o lado é uma activação de The Last of Us. (Foto: HBO Max)

Pedro Pascal regressa ao seu papel de “gajo que vai buscar uma encomenda, que se apercebe que a encomenda é uma criança e que, relutantemente, percorre com ela um caminho cheio de ameaças”. Estou a falar de The Mandalorian ou de The Last of Us?

Zombies que parecem cogumelos

Independentemente do que estiver a falar, Pascal vai estar em altas neste primeiro trimestre. A antecipadíssima adaptação do (formidável) jogo, desenvolvida por Craig Mazin (este é, aliás, o projecto em que tem estado a trabalhar desde Chernobyl), é a grande estreia de Janeiro (na noite de 15 para 16, às 2:00, na HBO Max — em princípio), e tem dado muito bons sinais nos materiais que foi mostrando. A acompanhar Pascal em The Last of Us está Bella Ramsey (uma das revelações de Game of Thrones) e um elenco secundário e convidado de luxo — e que inclui Troy Baker e Ashley Johnson, os actores que deram a voz e o corpo aos personagens de Pascal e Ramsey nos videojogos. O meu único conselho: não se afeiçoem a nenhum personagem.

De galáxia em galáxia

Um mês e meio depois, a 1 de Março, estreia no Disney+ a T3 de The Mandalorian. The Book of Boba Fett deu-nos um interlúdio passável, mas que só aqueceu com o regresso de Din Djarin e Grogu — algo que, ao matar as saudades da série original, afundou ainda mais Boba Fett. Esta é, provavelmente, a melhor produção (ou, pelo menos, a mais consensual entre os fãs) de Star Wars desde que a Disney comprou a Lucasfilm. Com Ahsoka a estrear também em 2023, não me surpreenderia se visse algum tipo de empurrãozinho para a história da nova série. Por agora, só quero voltar ao espaço e perceber como é que Djarin vai conseguir habitar na sua nova nave — imaginem que passavam a vossa vida nómada de uma Citroën Jumper para um Smart Roadster…

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(Foto: Karolina Wojtasik/Peacock)

Crime da semana, que conceito!

Criada, escrita e realizada por Rian Johnson (Knives Out, The Last Jedi, Breaking Bad), com um elenco de grandes nomes encabeçado por Natasha Lyonne, Poker Face é um regresso a uma série de “mistério da semana”, com a personagem de Lyonne, que sabe quando as pessoas mentem, a andar pela estrada e a cruzar-se com crimes em cada episódio. Depois de Knives Out no cinema (e na Netflix), espera-se que Johnson traga a sua linguagem de resolução de crimes para a TV. Ainda sem data nem local de estreia em Portugal, estreia no Peacock a 26 de Janeiro com quatro episódios, com os seis restantes lançados semanalmente.

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(Foto: Apple TV+)

A Apple TV+ vai começar o ano com três grandes propostas.

Na poltrona ou no divã

A primeira é Shrinking, de Brett Goldstein e Bill Lawrence (ambos vindos do sucesso de Ted Lasso), e também de Jason Segel, co-protagonista da série juntamente com Harrison Ford (que se virou para papéis principais em TV, no último ano). Algum deles será um terapeuta a lidar com o luto e a quebrar barreiras éticas com os seus pacientes. Se Lasso nos ensinou alguma coisa é que uma série pode ser extremamente engraçada e emocionalmente arrasadora. Estreia a 27 de Janeiro com os primeiros dois de dez episódios.

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É Lost, mas ao contrário, sem sci-fi, com choradeira

Segue-se Dear Edward, a nova série de Jason Katims (Friday Night Lights, Parenthood), que o reune com Connie Britton (Friday Night Lights) e ainda lhe junta Taylor Schilling (Orange Is The New Black). Vindo de Katims, e apresentando-se como sendo a história da ligação entre entes queridos das vítimas de um acidente de avião na perspectiva de um miúdo de 12 anos, podem tratar já de encomendar as caixas de Kleenex. 3 de Fevereiro, primeiros três de dez episódios. (Foto: Apple TV+)

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Banha da cobra

Ainda há Hello Tomorrow! (Sim, com !), que nos dá Billy Crudup e Hank Azaria numa série passada num mundo retro-futurista e sobre um grupo de vendedores porta-a-porta de timeshares… na Lua. Não é preciso dizer mais nada (e a Apple também não diz). 17 de Fevereiro, três de dez episódios. (Foto: Apple TV+)

(E há rumores de que a terceira — e última? — temporada de Ted Lasso chega em Março…)

90SHOW_101_Unit_02813RC - cópia.jpg(Foto: Patrick Wymore/Netflix)

"Olá, Wisconsin!"

A Netflix volta a dar-nos uma continuação de um clássico da TV em That '90s Show. Regressamos a Point Place, no estado do Wisconsin, e à casa dos Forman, o cenário de That ‘70s Show (conhecido por cá, graças à TVI, por Que Loucura de Família, título que a Netflix reutiliza)… mas nos anos 90. O trailer apresentado dá-nos… tudo o que seria expectável? Um elenco de jovens desconhecidos, Kitty (Debra Jo Rupp) e Red (Kurtwood Smith) iguais a si mesmos, cameos dos actores da série original (excepto um, por motivos óbvios), e callbacks para pormenores de realização da série original. Preciso de sitcoms na minha vida, gostei de That ‘70s Show, não tenho medo de sequelas, nem de spin-offs, nem de remakes. Mas, por favor, que não seja That ’80s Show. Estreia a 19 de Janeiro com dez episódios.

party-down-reboot.jpeg(Foto: Starz)

Drink de fim de tarde

Há uns anos, antes do Starz nos dar séries como Boss, Spartacus ou Outlander, Rob Thomas (Veronica Mars) resolveu co-criar outra série que se tornou de culto. Essa série, Party Down, seguia uma equipa de catering composta por actores e outra malta sem emprego na sua área. Ironicamente, o elenco tinha alguns nomes que estavam a ficar muito ocupados com projectos com sucesso (como Adam Scott ou Jane Lynch) e que desapareceram na transição para a T2. A série sofreu com essas saídas e terminou em 2010, sempre com muita especulação dos fãs sobre uma possível continuação ou um filme. Mais de uma década depois, o Starz decide encomendar uma nova temporada, com grande parte do elenco original. A série não se encontra em nenhum serviço de streaming em Portugal, mas vale a pena procurá-la. Estreia a 24 de Fevereiro nos EUA.

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Até os canalizadores da Casa Branca usam fato. (Foto: HBO)

Sacanas sem lei

Para além de The Last of Us, a HBO (por cá, a HBO Max) dá-nos mais duas que exigem a nossa atenção. Uma é a sua novela da noite: Succession regressa para a sua quarta temporada, com a possibilidade de ser a penúltima ou até mesmo a última. Com a realidade a imitar a ficção nas últimas semanas, resta ver como a nova temporada irá continuar a história dos McMah… uh, dos Roy. A série estreia “na Primavera”, e, embora não haja uma data exacta confirmada, a expectativa é a de que a série seja elegível para os Emmys — o que significa que, com as novas regras deste ano, terá de ser exibida na totalidade até 31 de Maio. A minha expectativa é que a série estreie no final de Março — mas isso será anunciado a seu tempo.

Sacanas acima da lei

O que vai mesmo estrear em Março (mas que ainda não tem dia) é a mini-série White House Plumbers, sobre a equipa da administração Nixon responsável por evitar fugas de informação e escândalos sobre a presidência — e que, eventualmente, levou a que acontecesse Watergate. A série vem de parte da equipa que nos trouxe Veep (Alex Gregory e Peter Huyck, com David Mandel a realizar) e dá-nos Woody Harrelson, Justin Theroux, Dominhall Gleeson e Lena Headey à cabeça de mais um enorme elenco.

Por que outras séries que estreiam neste período, ou mesmo em 2023, é que estão ansiosamente à espera?

(Uma versão deste texto apareceu na versão newsletter do Já a Seguir. É de borla!)